top of page

 

  1. vida sem energia: apagão seletivo e vulnerabilidade energética. Energia como direito social fundamental.

  2. A vida com energia: modos de vida e dependência energética. Estilo de vida e consumo de energia. Qualidade de vida e perfil de consumo de energia. Energia na produção e consumo de linguagens artísticas.

  3. Desperdício e uso racional da energia. Eficiência energética dos equipamentos e na arquitetura. O custo energético do conforto e do bem estar.

  4. Energia e mobilidade de pessoas e mercadorias. Transporte individual e coletivo.Modalidades e meios de transporte: vantagens energéticas.

  5. Energia e comunicação. O consumo de energia na comunicação e nos seus meios de produção e reprodução: internet, televisão, teatro, cinema, música, etc.  

 

  1. Energia nos esportes. Vias energéticas: aeróbica e anaeróbica. Modalidades esportivas e dispêndio de energia. Energéticos e isotônicos. Equilíbrio energético e peso corporal. Indicadores da intensidade e do esforço no exercício físico (frequência cardíaca e respiratória).

  2. Lazer: consumo e produção de energia na vivência lúdica dos conteúdos culturais, esportivos, intelectuais, artísticos, virtuais etc. Lazer como espaço de educação ambiental. Equipamentos de lazer no espaço urbano.  A dimensão lúdica do ser humano: competir ou cooperar?

 

  1. Sol como principal fonte de energia. Processos naturais de distribuição de energia solar na Terra. Fotossintese. Vida e consumo de energia. Energia dos alimentos. Energia na produção e transporte dos alimentos. Metabolismo energético. Balanço energético. Formas e transformações de energia. Alimentação saudável. Fluxo de energia num ecossistema.

  2. A composição da matriz energética brasileira: histórico, como está e para onde vai. Adequação da matriz aos recursos naturais disponíveis. Diferenças e semelhanças com matrizes de outros países. Decisões políticas envolvendo  a matriz energética dos países.

  3. Fontes de energia. Recursos renováveis e não-renováveis. É possível viver sem petróleo? Fontes alternativas de energia. O desafios e questionamentos dos biocombustíveis. Consumismo, ética e estilos de vida.

  4. Produção de energia. Custo social da produção de energia. Impactos ambientais da produção de energia. Os acordos globais. A Terra no limite: a pegada ecológica da da humanidade. A ciência  moderna e o problema ecológico.

 

  1. Processo de formação das civilizações, com enfoque nas fontes de energia. Evolução histórica do consumo de energia pelo homem. O fogo e a humanização do homem. O sistema energético grego e o poder romano.

  2. A revolução industrial e o capitalismo energético. Máquinas e robôs. O homem-máquina. A máquina a vapor. A conversão da energia: calor e trabalho. Os limites do rendimento das máquinas térmicas. Arte cinética e Futurismo: estilos artísticos ligados ao movimento, à tecnologia e à indústria.

  3. Política de distribuição social da energia: energia para todos? O perfil de consumo de energia no Brasil. A medida da energia. Preço e qualidade da energia. Relação consumo de energia elétrica e variáveis socioeconômicas. A democracia energética.

 

  1. A Jogo de interesses e conflitos: a  "segurança energética" e a "soberania energética”. A disputa entre as grandes potências pelo controle das reservas globais de energia. Energia e ocupação territorial. Alienação energética.

  2. A dependência dos países desenvolvidos em relação aos países exportadores de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural). O papel do petróleo nos conflitos do Oriente Médio.

  3. Petróleo é nosso: o potencial e o futuro do pré-sal. O potencial energético brasileiro: questões tecnológicas, políticas, sociais e ambientais.

  4. Discursos, ideologia e poder nas relações de jogos de interesses no campo da geopolítica global da energia.

SUBTEMA 6: Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade

 

  1. Modelos de desenvolvimento e seus impactos ambientais. Os impactos ambientais do uso de energia não-renovável (como o aquecimento global, esgotamento de reservas, efeito estufa). 

  2. Políticas públicas para um desenvolvimento sustentável na área de energia. Mecanismo de desenvolvimento limpo. 

  3. Aumento da demanda de energia e gestão de recursos hídricos. Consumo de energia e qualidade de vida. Os prós e contras da adoção dos biocombustíveis como alternativa aos derivados de petróleo.

  4. Mídia, comportamento social e sustentabilidade. Efeitos das informações midiáticas sobre o comportamento da população frente ao paradigma da sustentabilidade.

  • logo er

Educação para o desenvolvimento humano

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page